lider_03

1. Você, Líder, precisa ter todas as respostas?
2. O que mudaria em sua profissão se conhecesse o método Coaching?
3. Como seria a sua liderança se você fosse Líder-Coach?

Quando conhecemos o método coaching em 2003, entendemos que as perguntas bem elaboradas geravam reflexão e ação em vez de desculpas. Compreendemos que a especificação de objetivos e o desenvolvimento de projetos ganhavam mais clareza. A quantidade de informações extraídas com o estímulo de perguntas apontava fatores críticos de sucesso. A ferramenta apropriada, perguntas-chave diluíam possíveis obstáculos. Assim como descobrimos que a resolução de problemas demandava mais inspiração do que transpiração, por meio de perguntas poderosas formuladas com o propósito de ampliar o campo de respostas.

Desta forma, novas maneiras de solucionar se despontavam. E, mais importante, ao criarmos o hábito de questionar no sentido de clarear a comunicação, foi possível desenvolver a habilidade essencial em qualquer área da vida e, em especial, no exercício da liderança: Saber Ouvir.

Para responder a primeira questão, no topo da página, faremos uso de um dos pressupostos docoaching: Perguntas são respostas.

“Encontre as perguntas certas. Você não terá que inventar as respostas; elas simplesmente surgirão à sua frente”.
Jonas Salk

Podemos afirmar por experiência, que muda significativamente o estilo de liderar no modelo coaching. Em primeiro lugar, o coaching é um processo de aprendizagem. Favorece o autoconhecimento e melhor compreensão do mundo que nos cerca. É um modo de entendermos como funcionamos, de identificarmos padrões de comportamento e estratégias facilitadores, assim como àqueles padrões restritivos que bloqueiam nossas ações, impedindo-nos de conquistar objetivos e de nos autodesenvolvermos. Com isso nos tornamos mais focalizados no propósito de vida, caminhamos em direção ao que queremos com estratégias bem delineadas, evidências de sucesso ou insucesso, plenos de recursos para seguir e flexibilidade para ajustar a jornada.

Nestes tempos em que valores e gestão passaram a ser orientados pela construção de equipes adaptáveis, flexíveis e orientadas ao relacionamento, o líder é desafiado a comunicar-se de modo eficaz, primando pela qualidade da informação recebida por seus colaboradores, pares e toda a cadeia produtiva. Vale destacar, diante disso, o coaching como a chave para o líder do século XXI por ser a metodologia que gera automotivação e resultados.

Em segundo lugar o coaching promove mudanças. Ao tornar-se Líder-Coach, novos comportamentos serão incorporados, as atitudes serão congruentes com o estilo de vida. O líder escolherá ter mais qualidade na vida e na profissão.

E como seria sua liderança se você fosse Lider-Coach? Apropriar-se-ia de poderosas ferramentas de gestão que beneficiariam a si, aos outros e à organização.

Em terceiro lugar, vemos os principais atributos do líder se fundirem nas dimensões do coaching, promovendo assim a transformação. Isso ocorre de dentro para fora, por meio do autoconhecimento, da mudança de comportamento e da adoção de novos modelos que gerarão resultados diferentes.

Formas de atendimento Coaching:

O Coachee escolhe o modo como deseja ser atendido:
– Presencial, por Skype ou Misto (parte presencial, parte por Skype).

 

Temos, também, em nosso portfólio:

  • Seminário de Introdução ao Coaching
  • Seminário para formação do Leader-Coach
  • Seminário de Coaching Financeiro – Educação Financeira

Consulte-nos! Desenvolvemos o conteúdo sob Medida.
Email: contato@peopletraining.com.br
Fone: 11 3373-7438