aprendendo-a-aprender-Gabriel-01

A arte de aprender para transformar

*Fontayny Kleber

Me chama a atenção as inúmeras publicações no mercado literário (livros, revistas, artigos…) “que dizem ensinar” e mais ainda “que você vai aprender” algo totalmente novo, alguns afirmam até algo revolucionário, e como um passo de mágica resolverá todos os seus problemas. Acredito que algumas publicações trazem uma seriedade em seu conteúdo, contudo a grande maioria se reveste com uma roupagem diferente apenas para chamar a atenção através do impacto do título, uma frase mais rebuscada, as cores, os ícones ou figuras estampadas em suas capas, com uma grande sedução aos mais curiosos.

Algumas dessas que tenho visto:

“Dê um tempo”, “A hora de sair de casa”, “Como realizar os seus planos”, “Aprenda com as mulheres” – Ah! Mulheres, o que seria desse mundo sem elas (comentário) – “Ambição”, “As cores falam por você”, “Comunicação – 45 dicas para falar bem”, “Manual de sobrevivência do gerente”, “Subir na empresa faz mal à saúde”, “Domine seu tempo”, “Guia da boa cidadania corporativa”, “Como transformar idéias em lucro”, “A nova inteligência”, “Minha regra de ouro”, “Turbine sua memória”, “Fofoca, como usá-la a seu favor?”, “O terror da entrevista”, “Como vender sua marca pessoal”, “Seja um líder influente”, “Construindo a felicidade”, “A vida sem patrão”, “Criatividade”, “O mago do marketing”, “Sorria – guia para você mudar a sua vida”, “O futuro do trabalho”, e com certeza ainda outras dezenas de títulos.

Você pode se perguntar: – Mas esses títulos são interessantes.

Minha questão é: “Qual desses títulos é interessante? O que faz sentido em sua vida?” A resposta a essa questão está em você e somente em você. Esta resposta não está nesses ou em qualquer outro título. Se você ainda não a tem de forma clara, pergunto-lhe: o que você fará para descobrir o que realmente faz sentido para você?

Onde você está agora? Quer mudar de emprego, de casa, de cidade? Talvez essa mudança de ambiente ainda não faça sentido, então como você fará para saber o que é importante em sua vida? Saber esta outra resposta revelará quais são os seus valores, aqueles pilares que sustentam o sentido de sua vida.

Acredito que você já tenha lido ou ouvido a expressão dita pelo Coelho Branco do livro “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carrol: “Quando não se sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Saber o que faz sentido em sua vida, quem é você, quais são seus valores levem-no(a) a um maravilhoso processo de aprendizado de si mesmo, deixará você mais seguro quanto às suas capacidades, você compreenderá ainda melhor os tipos de comportamento que você apresenta em quase todas as situações, você deixa de ser um passageiro e torna-se um condutor de sua própria vida.

Portanto, os títulos a que me referi acima são bem interessantes para aquele que sabe o caminho que está fazendo, aquele que é condutor, pois já aprendeu a ter foco. Faz sentido adquiri-lo(s), investir na ampliação de seus conhecimentos, tendo maior consciência de si e do universo ao seu redor. Do contrário, será apenas mais uma aquisição que ficará em algum lugar de sua casa ou escritório.

Conheço dezenas de pessoas que compram livros, vão a cursos, palestras como um simples ato de consumo. Se isso faz sentido em sua vida, tudo bem. Mas esse é um típico comportamento daqueles que estão dando tiro para todos os lados, procurando algo que não sabem o que é, muito mais difícil.

Através de um processo de Coaching, você tem a oportunidade de iluminar um ponto específico, o qual você procura, aquele que fará diferença em sua vida pessoal e profissional. Você passa a ter foco, vai alinhando quem você é, quais são seus valores, suas capacidades e seus comportamentos. O Coach (profissional) é um especialista que irá ajudar você a ir à direção certa, em um processo de aprendizado profundo de si mesmo. O Coaching traz ferramentas específicas para você desenvolver o seu máximo potencial. No processo de Coaching você é um aprendiz e educador de si mesmo, seja através de um processo individual, em grupo ou mesmo em equipe.

Tenho recebido feedback de clientes e outras pessoas que contratam um Coach – eu mesmo tenho o meu Coach – sobre a importância e a satisfação que cada um tem sobre essa surpreendente viagem interior, que permite desenvolver novas capacidades, competências, que aprimora e alinha os níveis lógicos, permitindo uma maior qualidade de vida, um poder de escolha muito superior ao que você tem hoje, e o que é melhor, deixando bem claro o que faz e o que não faz sentido em sua vida. Experimente ser o melhor aprendiz e mestre de si mesmo. Escolha ser um ser humano muito mais feliz, transforme sua vida. Essa é uma arte e você o próprio artista.

Fontayny Kleber
Coach, Educador, Palestrante, Máster Practitioner em Neurolinguística.
Atua em parceria com a People Training
fonthayny@fonthayny.com.brwww.fonthayny.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *