constelações-sistêmicas

Constelações Sistêmicas

É uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica criada por Bert Hellinger para identificar a causa de um problema familiar ou empresarial recorrente. O autor chama essa situação de emaranhamento que significa reviver inconscientemente o destino de alguém que viveu antes de nós. Normalmente é feita com um grupo de pessoas. O constelado escolhe aleatoriamente pessoas que representem a sua história e as posiciona em relação umas as outras, de acordo com a sua intuição. O Constelador observa e faz perguntas a todos os representantes enquanto o constelado assiste. O Constelador, então, reorganiza a constelação, poderá incluir outras pessoas, outros elementos ou não, até que o tema seja esclarecido.A atitude das pessoas que participam do processo de constelação contribui essencialmente para a qualidade da constelação, assim como para os possíveis efeitos da mesma: atitude concentrada e verdadeira preocupação são essenciais.

No processo de coaching, quando uma crença se manifesta de modo persistente, utilizamos técnicas da PNL ou Constelações Sistêmicas para chegar à causa e dissolver o emaranhamento.A representação é feita com bonecos que compõem a história narrada pelo cliente ou coachee. Inicia-se com uma breve entrevista para coletar algumas informações, o suficiente para conhecer os elementos essenciais da constelação. O Coach pede ao cliente para posicionar os bonecos, faz perguntas, avalia a reação, poderá incluir novos elementos ou não.

O trabalho conclui quando o cliente compreende de onde vem aquela crença.Ao conhecer a causa de um problema, a pessoa consegue se libertar mais facilmente da situação.

Fonte: Texto elaborado com referências do livro Constelações Familiares de Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel e material apresentado no Metaforum International – Academy for Integrative Communication de 2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *