liderar

Liderar com maestria

Em tempos de mudanças constantes e velozes, profissionais que ocupam posição de líderes são desafiados a assumirem responsabilidades além daquelas constantes em seus contratos de trabalho. Atualmente não basta ter graduação e falar um idioma diferente da língua pátria, é exigido muito mais.

Profissional multidisciplinar, capaz de falar a linguagem de seus colaboradores, fornecedores, dos clientes e acionistas. Deve enxergar oportunidades onde se mostra o caos, ser ágil como um lince e certeiro como a águia. Será que é possível desenvolver uma poção mágica em que várias características de liderança são colocadas em um receptáculo e ao dizer palavras de ordem como: “pirilim pim pim eu quero líderes assim”: modernos, motivados, humildes, disponíveis, flexíveis, comprometidos e envolvidos etc, etc… Vão aparecer líderes? A resposta é Não.

Até 1950 pesquisas científicas atestavam que líderes já nasciam prontos e tinham as seguintes características: carisma, autoconfiança, ambição, integridade entre outras. Para nossa sorte este conceito é um mito. A evolução do estilo de liderança abriu portas para quem quer ser líder, habilidades e características se aprendem na prática.

Querer é o primeiro princípio para se tornar um líder moderno, um Líder-Coach, já que liderar é ter a capacidade de influenciar por meio de poder e autoridade, conhecimento, comunicação e visão. É ser capaz de perceber, imediatamente, as mudanças no cenário global e alinhar suas estratégias conforme expectativas dos acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores. Verdadeiros líderes transformam o caos em oportunidades de crescimento, enquanto líderes comuns criam desculpas para o fracasso.

Ao assumir a postura de Líder-coach, liderar ganha um novo significado. Resgatam-se valores e crenças adquiridos desde a infância com os pais, mestres e amigos. Experiências acumuladas ao longo da vida fortalecem a autoconfiança, uma característica fundamental para ganhar o apoio dos liderados ou seguidores ao expor idéias.

Ser líder-coach pressupõe-se que saber ouvir, ter a percepção de como as outras pessoas funciona é a chave para identificar os diferentes perfis da sua equipe. Uma vez mapeados os perfis, saberá quais estratégias utilizar para potencializar as habilidades individuais e formar o time de alto desempenho. Aprender a lidar com as diferenças possibilita extrair o que há de melhor em cada um e, conseqüentemente, conseguir resultados fantásticos.

Para atingir esse nível de liderança, o autoconhecimento é primordial e isto se adquire permitindo-se uma viagem interior, em que possa questionar suas crenças e valores e entender quais fortalecem e quais enfraquecem em direção a meta maior. Como dizia Sócrates “conheça-te a ti mesmo”. O Líder-Coach é líder de si mesmo.

“Se você quer obter resultados diferentes, faça algo diferente”.

Noscilene Santos é Coach internacional certificada pelos institutos: ICI- International Association of Coaching Institutes e ECA-European Coaching Association, Palestrante, Master practitioner e trainer em PNL, formação em Hipnoterapia Ericksoniana. Graduada em Comunicação Social e Administração de empresas, especialização em Gestão empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *